Formação Avançada

21 de agosto de 2024

Atividades complementares: aproveite os cursos online para cumprir suas horas

Os cursos online do Formação Avançada são uma ótima opção para as horas complementares do currículo acadêmico. Saiba mais!

Legenda: ilustração de monitor em uma escrivaninha com o "texto horas" complementares escrito na tela.

O cumprimento de atividades complementares é um dos requisitos para quem busca o tão sonhado diploma da graduação. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), essas atividades extracurriculares são compostas por vivências internas e externas ao curso, com o intuito de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para a formação pessoal e profissional dos alunos. Continue a leitura e descubra mais.

Como funcionam as atividades complementares?

As atividades complementares variam de acordo com a instituição de ensino e o curso de graduação. Elas podem incluir uma ampla gama de atividades, como participação em seminários, congressos, palestras, atividades culturais, cursos online, entre outras. A ideia é que os estudantes possam explorar temas que complementem sua formação principal, desenvolvendo novas competências e ampliando sua visão sobre a área de estudo.

De acordo com uma resolução do MEC de 2007, os cursos com habilitação em bacharelado, na modalidade presencial, não podem ultrapassar 20% da sua carga horária total em estágios e atividades complementares. Isso significa que cada curso tem um limite específico de horas complementares que o estudante deve cumprir para obter o diploma. Sendo assim, é fundamental que os estudantes estejam atentos às exigências da sua instituição de ensino e planejem a realização dessas atividades ao longo do curso.

Vantagens das atividades complementares

Essas atividades oferecem uma série de benefícios para os estudantes, contribuindo para sua formação acadêmica e profissional. Entre as principais vantagens, destacam-se:

Aperfeiçoamento de habilidades e conhecimentos

Uma das grandes vantagens das atividades complementares é a possibilidade de aperfeiçoar habilidades e aprofundar conhecimentos na área de estudo. Cursos, workshops e seminários oferecem a oportunidade de aprender novas técnicas, explorar tópicos emergentes e obter insights práticos que muitas vezes não são abordados de forma aprofundada nas disciplinas regulares.

Flexibilidade e autonomia

Ao contrário das disciplinas obrigatórias, que seguem um cronograma mais rígido, as atividades complementares oferecem mais flexibilidade. O estudante tem a liberdade de escolher as atividades que mais lhe interessam e que melhor se encaixam em sua agenda. Isso permite que ele personalize sua formação de acordo com seus interesses e objetivos profissionais.

Networking e inserção no mercado de trabalho

Participar de eventos acadêmicos e profissionais, como congressos e feiras, pode proporcionar valiosas oportunidades de networking. Esses contatos podem abrir portas para estágios, empregos e parcerias, facilitando a inserção no mercado de trabalho. Além disso, as atividades complementares ajudam a construir um currículo mais robusto e diversificado, o que é altamente valorizado pelos empregadores.

Cursos online: uma ótima opção para horas complementares

Com o avanço da educação a distância (EaD), os cursos online se tornaram uma excelente opção para quem deseja cumprir as horas complementares de forma prática e acessível. A flexibilidade dos cursos online permite que os estudantes estudem no seu próprio ritmo, sem a necessidade de se deslocar, o que é ideal para quem tem uma rotina agitada. Entre as suas principais vantagens, estão:

• Acesso a conteúdo de qualidade: muitos cursos online são oferecidos por instituições de grande renome, garantindo que o conteúdo seja atualizado e relevante.

• Flexibilidade: os cursos online podem ser realizados a qualquer hora e em qualquer lugar, permitindo que os estudantes adaptem seus estudos ao seu ritmo de vida.

• Economia: grande parte desses cursos é gratuita ou tem um custo acessível, o que é uma grande vantagem para quem precisa cumprir as atividades complementares sem comprometer o orçamento.

• Variedade de temas: existem cursos online sobre os mais variados temas, permitindo que o estudante escolha aqueles que mais se alinham aos seus interesses e objetivos profissionais.

Formação Avançada: seu aliado nas atividades complementares

O Formação Avançada, em parceria com a plataforma Coursera, oferece milhares de cursos online e gratuitos que podem ser utilizados como atividades complementares. Esses cursos abrangem diversas áreas do conhecimento, desde tecnologia da informação até gestão, marketing e empreendedorismo, permitindo que os estudantes ampliem suas habilidades e conhecimentos.

Como se inscrever no programa?

Realizar sua inscrição no Formação Avançada é um processo simples e rápido. Basta acessar o site do programa, escolher a temática de cursos que mais se alinha aos seus interesses e começar a estudar. Todos os cursos oferecem certificação, o que é essencial para a validação das horas complementares junto à coordenação da sua instituição de ensino.

>> Inscreva-se agora! Essa é sua chance de investir no seu desenvolvimento acadêmico e ampliar suas oportunidades no mercado de trabalho